O que significa comer a carne de Cristo? E beber o sangue de Cristo?

O que é Comer a carne de Cristo e beber o sangue de Cristo?

Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede”…. João 6:35

Neste momento a multidão pressionava Jesus Cristo pelo pão que perece, pois estavam com fome. Recordo que no dia anterior a esta passagem, Jesus havia alimentado 5 mil homens (João 6:19). Jesus estava ciente dos anseios do povo:

“… A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram saciados.” João 6:26

Baseado nestas premissas, o que significa “comer a carne de cristo”? O mesmo evangelho de João explica que “carne” é a manifestação de Cristo:

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” João 1:10

Comer a carne de Cristo é viver com Cristo, crendo Nele, sendo íntimo Dele. Na prática, é trabalhar não para saciar as próprias vontades mas trabalhar para Cristo, pois está escrito:

… “Não trabalhem pra a comida que se estraga, mas pela comida que permanece e para a vida eterna,  a qual o Filho do Homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação. João 6:27

De fato: trabalhar para a comida que permanece é trabalhar para a missão que Jesus dará! Cada um terá sua missão, sua obra. Jesus realizou  a obra de Deus construindo o mundo, como está escrito:

A palavra se tornou Carne

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito. João 1:1-4

Assim, Jesus fez a obra de Deus; então, você realizará a obra de Cristo. Fazendo assim estará “comendo o pão da vida”, “comendo a carne de Cristo”, sendo “amigo de Cristo”.

“… Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu o tenho chamado amigos, porque tudo que eu ouvi do meu Pai eu lhes tornei conhecido…” João 15:15

Em tempos de separação e ódio, o maior mandamento parece ser este:

“Amem-se uns aos outros” João 15:17

Com intuito, também, de receber as necessidades da carne, devemos realizar a vontade de Cristo, que na verdade é a vontade de Deus, pois Cristo fala o que ouve do Pai. Assim será porque somos escolhidos:

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto,  fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pediram em meu nome. João 15:15-16

Entendam que “amar seus inimigos” é, sobretudo, um trabalho de respeito pois é provável que estes continuem seus inimigos! Não está escrito que necessariamente você não terá mais inimigos. Serão ainda seus inimigos, mas você deverá amá-los. Vejam como está escrito quando se anda entre amigos e inimigos:

… “Sejam espertos como as serpentes e sem malícia como as pombas” Mateus 10:16

O mesmo Deus cita como procede com os inimigos e inimigos:

Ao fiel te revelas fiel; ao irrepreensível te revelas irrepreensível;
Ao puro te revelas puro, mas com o perverso te revelas a altura” Salmos 18:25-26

Reparem que isto não significa que Deus não ama os perversos.

Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.Mateus 5:45

Finalmente, o que significa beber o sangue de Cristo? Esta passagem é mais fácil de entender. Reparemos:

O pedido de uma mãe

Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.
O que você quer? perguntou Ele.
Ela respondeu: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda.
Disse-lhes Jesus: “vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?” Mateus 20-20-22

Em outro lugar, estando Jesus às portas de  sofrer horrivelmente nas mãos dos judeus:

Pai, se queres, afasta de mim este cálice” Lucas 22:42

Concluímos que beber o sangue de Cristo é ser partícipe dos sofrimentos de Cristo, enquanto vivermos sob a vontade Dele. Corrobora com este pensamento:

Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. João 15:20

 

Alessandro Marlos é engenheiro e produtor de conteúdo da GlobalEAD
(uma empresa de plataforma EAD e ensino a distância)

 

 

 

 

 

1 comentário em “O que significa comer a carne de Cristo? E beber o sangue de Cristo?”

Deixe um comentário