O que significa que “a mulher nasceu da costela do homem”

Homem e MulherNo princípio Deus criou o homem e a mulher, ambos sob sua semelhança:

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:21-23

Interessante observar que a mulher foi retirada da parte “lateral” do homem, ou seja, de suas costelas. Assim, não sendo a mulher formada do pé do homem para que fosse pisada por ele, ou de sua cabeça, para que reinasse sobre ele, entendemos que a mulher e o homem estão em pé de igualdade.

Conclui-se que Deus criou o homem e a mulher para serem iguais.

35 comentários em “O que significa que “a mulher nasceu da costela do homem””

  1. Deus disse que nao e bom que o homem esteja so,entao Deus faz Eva.uma bencao para Adao!porem o modo como Deus faz Eva,merece um estudo mais cuidadoso, Ex:nota. Que Adao tem 12 costelas de cada lado ,mais quando Deus tira uma das costelas fica apenas 11 de um dos lados,mais algo mais interessante e que Deus nao restitui a costela de Adao,i mais coloca carne no lugar ,porque tem uma profecia quase oculta,isto porque esta profecia se compriu no novo testamento, a Biblia diz que o verbo se fez carne (joao.1)quando Jesus esta tomando a ultima ceia ,havia na mesa 12 discipulos e o verbo que se fez carne, do qual e Jesus,saindo judas do meio deles ficou apenas 11 e Jesus que e a carne.Eva e judas foi apontados como traidores,porem isto nao muda que Eva foi uma bencao para Adao,mais Deus conhecia la na frente o que haveria de acontecer.

    Responder
    • eva foi uma benção para adão ? pense melhor nesta afirmação.Eva foi uma praga para toda uma humanidade, pois ela deixou-se convencer e enganou Adão que era seu senhor.

      Responder
      • Quando se aprofunda no estudo biblico. No original, se vê no momento em que a serpente estava seduzindo Eva, Adão estava a todo momento do lado dela. Ele foi omisso o tempo todo.
        Lembre-se: Tudo que Deus fez e faz é bom! O ser humano q complica! Ambos, eram pra continuar sendo bençãos nas mãos do Criador! Mas a astúcia os levou ao declínio! Gracas ao nosdo bom Deus que envio a Cristo pra consertar a burrada do ser humano! 😊

        Responder
      • Engano seu meu amado, na Bíblia Peshita é a tradução dos antigos manuscritos Aramaico, trazendo ao povo cristão a tradução para o português dos textos mais antigos, conservados e respeitados e admirados pelos eruditos da investigação bíblica. Portanto o que eu quero lhe comprovar que no (Gênesis 2.6) diz: “Tendo visto a mulher que a arvore era boa para se comer, e era atrativa à vista, e que era árvore desejável para contemplá-la, tomou do seu fruto, e comeu, e ofereceu também a seu marido QUE ESTAVA COM ELA, e comeu.” Isto quer dizer que: Adão teve a oportunidade de não deixar Eva comer do fruto, porque já havia recebido a ordem de Deus para não comer, mas ele quis ver, o que aconteceria com Eva, e vendo que de pronto momento não aconteceu nada, ainda, ELE COMEU. A ordem foi dada de Deus diretamente para Adão, Eva não havia sido tirada da costela de Adão antes de Deus dar a ordem, subtende-se que ele (Adão) fez ela ser sabedora que não poderia comer daquele fruto, mas dos outros sim poderia. Eva não é uma traidora como vc comenta. Eva foi como um: “Bode Expiatório”, é uma expressão usada para definir uma pessoa sobre a qual recaem as culpas alheias. (Não que ela não fosse culpada, mas Adão poderia evitar tudo isso). Bode expiatório é uma expressão usada quando alguém é acusado de um delito que não foi o idealizador. Conclusão se Eva é culpada, muito mais ainda foi Adão.

        Responder
    • Uma observação, não estou 100% certo, mas Madalena em algumas Quase todas) imagens da Santa Ceia esta presente junto com os outros? Ela não seria o 12º discupulo? Não poderia ser interpretado como ela sendo uma das costelas?

      Responder
  2. Oi essa discussão é muito interessante. Parabéns a todos. Em relação ao comentário do Edoliveira. Onde esta dizendo que o homem tem 11 costelas? ou que Adão ficou faltando uma costela? Segundo a Ciência temos 24 costelas tanto homem como mulher a estudos ainda que dizem que a cada 500 mulheres 1 nasce com um par a mais (http://revoada.net/10-fatos-curiosos-sobre-o-corpo-humano/). Se voce tiver como me provar cientificamente por favor me informe acima esta o meu e-mail. Um forte abraço.

    Responder
    • Bom, minha mãe tinha um olho e meu pai faltando metade dos dentes quando nasci e não foi por isso que nasci sem esses órgãos. Acho que seria mais prudente questionar como de uma costela foi gerado todo um corpo completo. Mas esta pergunta prefiro que vocês pesquisem sobre o avanço da clonagem. Deus acima de tudo.

      Responder
    • Adão, Eva, Serpente, Paraíso, Costela, e outros termos, são fenômenos da própria atividade psíquica e não personagens reais e físicos. A Torá não fala nada, em absoluto, sobre coisas físicas e sim, em absoluto, de coisas da alma (Eva) e do Espírito (Adão). Suas histórias são genialmente divinas e dissertadas para esclarecer como a nossa mente, emoções e alma estabelece conexão com o Criador. Nada mais que isso. A Torá (a bíblia; o “velho testamento”) é um livro complexo e alegórico, e de difícil compreensão, porque seu entendimento somente se alinha a Santidade (de pensamentos, palavras e ações), aos estudos sagrados do Zohar junto as suas estruturas de conhecimento divino. O Adão, dentro de nós, é nossa vontade pura em aspirar a Deus e seguir um caminho Santo e Perfeito. A Eva é nosso lado mundano (que lida com as coisas do mundo). Eva é a nossa estrutura de desejo, de provarmos as coisas, de querermos obtê-las. Eva é o apelo a sobrevivência; a necessidade de sempre obter prazer para si mesmo. Observe o quanto o mundo das coisas aparentes excitam nossos sentidos de visão, audição, tato, paladar e olfato na busca de satisfazer os desejos e de obteremos prazer; de o quanto buscamos as coisas na vida com um único objetivo: sentir prazer! Meditem sobre o simbolismo: Árvore da Vida & Árvore da Morte.

      Responder
      • Se, “o Adão, dentro de nós, é nossa vontade pura em aspirar a Deus e seguir um caminho Santo e Perfeito. A Eva é nosso lado mundano (que lida com as coisas do mundo). Eva é a nossa estrutura de desejo, de provarmos as coisas, de querermos obtê-las. Eva é o apelo a sobrevivência; a necessidade de sempre obter prazer para si mesmo”, então Eva (desejos materiais) seria o fardo (costela) de Adão ?.

        Responder
      • é um livro complexo e alegórico, e de difícil compreensão, porque seu entendimento somente se alinha a Santidade (de pensamentos, palavras e ações), aos estudos sagrados do Zohar junto as suas estruturas de conhecimento divino,,,zzzzzzz 💥💥💥✝️isso, se fosse assim nossa carne não perecia com doença aflição e a morte, seriamos transformados em anjos em vez de experimentar a morte, a lei do causo seria totalmente mudada

        Responder
  3. Sim correto.
    Na verdade a mulher foi criada de uma parte do homem, não especificamente da costela. Só se sabe que foi do lado. Logo, eles se completam e são iguais e dependentes um do outro, pois somente duas partes iguais se completam.

    Responder
    • Não são iguais nunca.pois o homem (diz a biblia )veio de deus,a mulher não veio de deus ,a mulher veio do homem,de uma carne de 2° , inclusive atualmente sabemos que isso esta errado pois é o contrario , desde que nascemos temos mamilos,pois a formação fisica do humem no ventre da mãe é ´feminina,por isso o homem tem mamilos , apesar que não ter uso pra eles.A ciencia desmistificou isto da mulher vir do homem.

      Responder
      • Ola!! Denilson, o homem foi feito do barro pelas próprias mãos de Deus, leia em Gênesis, que vc irá entender melhor, Deus simplesmente “Soprou” na Narina do Homem o folego de Vida que saiu de dentro de Deus, que é o (Espirito), na morte do homem o Espirito retorna a Deus, a mulher foi tirada de fato da costela de Adão, podemos dizer uma extensão do homem e foi criada a mulher. Tão importante como o homem.

        Responder
  4. só com muita fé (acreditar sem ver) para poder acreditar numa ficção destas.Isso é rebaixar a mulher a segundo plano,dizer que a mulher é uma adjuntora,uma ajudante,uma empregada do homem e que veio de um pedaço de carne de 2° qualidade.Não são iguais nunca.pois o homem (diz a biblia )veio de deus,a mulher não veio de deus ,a mulher veio do homem,inclusive atualmente sabemos que isso esta errado pois é o contrario , desde que nascemos temos mamilos,pois a formação fisica do humem no ventre da mãe é ´feminina,por isso o homem tem mamilos , apesar que não tem uso pra eles.A ciencia desmistificou isto da mulher vir do homem.

    Responder
  5. Acerca da mulher nascer da costela do homem não diminuir nem anula de maneira alguma a grandiosidade da criação do senhor Deus….pois se percebermos criações surpreendente foram formada , feita, executada, por intermédio da palavra ..e em que não houve toque do criador mais a ordem ,a autoridade ….enfim e isso não desqualifica isso ou aquilo ….Se houve toque, se foi por palavra, se foi um pensamento de Deus…eu acredito no complemento …um suprir o outro com aquilo que é peculiar de casa um….Se os dois fosse razão como entraria a sensibilidade à questão emocional que é mais tangente nas mulheres. ?..eu particularmente vejo a sabedoria explícita em nós …Por questão da diferença. E

    Responder
  6. Boa tarde !!!!
    Creio que tudo que foi comentado é de grande valia porém sabemos que gêneses está falando da criação terrena, porém temos que reconhecer que a origem de tudo não se dá na terrra e sim no céu. Efesio 1:6 diz que Deus nos elegeu nele antes da fundação do mundo, Adão foi o primeiro homem formado de carne já que não sabemos, como era e como será o nosso corpo quando retornar a ele. Adão é a representação de Cristo e Eva a representação da Igreja esse sono de Adão nada mais do que o sono de morte, enquanto Cristo morria a Eva ( igreja) nascia. Logo o material usado na criação se torna muito menos importante do que todo aquele ato que estava acontecendo.

    Responder
  7. Como todos sabem a Bíblia é uma coletânea de 66 livros, sendo 39 livros no Antigo Testamento, e 27 no Novo Testamento. O hebraico foi a língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel. Apenas alguns trechos do Antigo Testamento foram escritos em outra língua, no caso, Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné. A mulher foi feita da metade do homem e não da costela. Tara que a tradução da bíblia para o português fosse bem entendida não existia a palavra metade então ficou mais fácil compreender a palavra costela, pois o corpo humano foi nomeado as partes para todas as linguás!!!

    Responder
  8. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:22
    (Strong Português) צלע tsela Ì ou (fem.) צלעה tsal Ìah (Hebraico)
    1) lado, costela
    1a) costela (humana)
    O Eterno estava criando não apenas um outro indivíduo, mas um indivíduo novo, totalmente diferente, com outro sexo. Alguém já disse que “a mulher foi tirada não da cabeça do homem para governar sobre ele, não dos seus pés para ser pisada por ele, mas do seu lado, de sob o seu braço, para ser protegida, e de perto do seu coração, para ser amada”. Na história da criação ela também está representada dependendo inteiramente de seu marido e incompleta sem ele. Do mesmo modo, o homem jamais é inteiramente completo sem a mulher. Essa é a vontade de Deus. Uma vez que a mulher foi formada do lado do homem, ela tem a obrigação de permanecer ao seu lado e de ajudá-lo. Ele tem a obrigação de lhe dar a proteção e defendê-la com o seu braço. Os dois seres formam um todo completo, a coroa da criação. O autor do Gênesis declara que Deus transformou (beinâ) a costela que tirou do homem em uma mulher. A mão que moldou o barro para fazer o corpo do homem, pegou uma parte do corpo vivo do homem e transformou-o em uma mulher.
    22. E lha trouxe. Quando Deus terminou essa nova criação, Ele “a deu” em casamento ao seu marido, estabelecendo assim a eternamente significativa instituição do casamento. Uma vez que o Criador instituiu o casamento, este constitui um relacionamento sagrado do homem com a mulher, envolvendo profundo mistério e proclamando sua origem divina. O amoroso coração de Deus sem dúvida se regozijou com a instituição de um relacionamento que devia ser sublime, puro, santo e agradável para a humanidade.
    23. Esta, afinal, é . . . carne da minha carne. O homem reconheceu nesta nova criação uma companheira divinamente criada para atender a todos os anseios do seu faminto coração para a execução da santa vontade de Deus. Varoa (‘ishshâ) . . . varão (ish). Estas duas palavras hebraicas são muito parecidas, até mesmo no som. A única diferença entre elas é que a palavra “mulher” tem um sufixo feminino. Léxicos mais recentes declaram que estas palavras não são etimologicamente relacionadas. Não há, entretanto, nenhuma base para rejeitarmos a opinião anterior de que a palavra “mulher” vem da palavra “homem”.
    Moody

    Responder
  9. Eu acho que a igreja, usa o dinheiro das esmolas para comprar Mercedes, mais especificamente um Mercedes c class, não ando a dar dinheiro para o meu padre andar de Mercedes, ele que ande a pé
    E que me devolva a costela porque ela faz falta

    Responder

Deixe um comentário