Como Jesus frutifica o seu trabalho? “colheram uma grande quantidade de peixes Lucas 5:6”

Como Jesus frutifica o seu trabalho? “colheram uma grande quantidade de peixes Lucas 5:6”

VidaJesus estava pregando para uma multidão quando avistou Pedro e outros pescadores após um dia de trabalho e os ordenou que Lhe ajudassem:

E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. Lucas 5:1-3

Conclui-se, pela passagem, que os pescadores já haviam decidido ir descansar, mas preferiram seguir a palavra do Cristo. As solicitudes da vida (descansar, comer, trabalhar) não fizeram aqueles homens parar: antes seguiram a Jesus.

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. Lucas 5:4-6

Pedro deveria estar exausto quando Jesus ordenou-o seguir para o mar alto, pois já havia trabalhado toda uma noite, sem sucesso.  O experiente pescador acreditava em sua própria capacidade de avaliar o mar e duvidou da eficiência da pescaria, mas obedeceu Jesus Cristo mais uma vez: sobre a tua palavra, lançarei a rede.

Importante observar que a pesca foi tão boa que sozinhos não puderam contê-la!  Tudo isso porque seguiram a Jesus.  Esta passagem confirma:

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10-11

E por um acaso o dízimo não é cumprir os mandamentos de Deus? Pois Pedro obedeceu o Cristo, mesmo cansado e frustrado, colocando seu barco, o objeto de seu sustento, a serviço de Jesus. A recompensa foi enorme, maior do que ele poderia imaginar!

Continuando em Lucas, os pescadores não foram capazes de abraçar todas as bênçãos:

E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. Lucas 5:7

“Equipe”. Pedro não foi sovina, egoísta. Chamou outros para ajudar e havia bênçãos para todos pois também está escrito:

… A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:16-20

Caso Pedro e os que estavam com ele no barco tentasse ficar com tudo, com certeza o barco afundaria e toda a pescaria se perderia!

Finalmente a mais bela lição destas escrituras:

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. Lucas 5:8-9

Ah, como Deus gosta do agradecimento… Quando recebermos bênçãos do Senhor, regozijemos! Cantemos glória ao Pai em júbilo e gritemos o quanto Ele é bom!

Assim procederemos porque está escrito:

Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:40

Amém.Vida

Related Posts

3 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />