Ganhando riquezas. O que os grandes Reis Jesus Cristo, Davi e Salomão ensinam (parte 1)

Ganhando riquezas. O que os grandes Reis Jesus Cristo, Davi e Salomão ensinam (parte 1)

O que os grandes Reis de Deus ensinam sobre riquezas.

Jesus Cristo ensina em primeiro lugar que “tudo vem de Deus”, logo, é a Ele que devemos buscar em primeiro lugar. Salomão ensina que a sabedoria vem antes da riqueza e Davi ensina “equipe”.

dinheiroComeço o tema riqueza no Novo Testamento, quando João Batista é interpelado por seus discípulos acerca de Jesus batizar mais do que o próprio João.

João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
João 3:27

Receber dons e riquezas, em primeiro lugar, é dádiva que vem dos céus, muito antes de suas mãos conseguirem.  Esta é a primeira lei das riquezas e João Batista, falando de Jesus Cristo ensinou bem. Logo, para qualquer pedido seu é ao Senhor que você deve buscar.

Estudemos então o homem mais rico da terra: o Rei Salomão. Vejamos o que ele escreveu:

Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Provérbios 4:5-7

O Rei Salomão nos ensina que a sabedoria é o princípio de tudo. Antes das riquezas busque sabedoria, corroborando com o Novo Testamento:

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? “Marcos 8:36.

O Rei Salomão, quando esteve com Deus, pediu sabedoria em primeiro lugar. Ele ganhou sabedoria mais que qualquer ser vivente e mais dinheiro que qualquer outro antes dele.

E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. 1 Reis 3:5

No que respondeu Salomão:

Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.

E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.

A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
1 Reis 3:7-9

Agradou a Deus este pedido, e Ele respondeu:

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
1 Reis 3:11-13

Está escrito sobre Salomão:

E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.

E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.

E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
1 Reis 4:29-34

Então façamos como os antigos e escutemos este Rei de Deus!

Assim, Salomão nos ensina que o princípio da sabedoria é o temor de Deus:

O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Provérbios 1:7

Então já temos pilares do tema de riqueza: sabedoria e temor do Senhor, sabendo que tudo vem de Deus e é a Ele que devemos buscar em primeiro lugar.

Mal posso esperar para escrever a parte dois deste tema:

“Equipe”.

Amém.

Related Posts

5 comments

  • Maria Dasdores

    Maria Dasdores

    Responder

    a dignidade, virtude e a liberdade e a maior de todas as riquezas.

  • milton manuel neto

    milton manuel neto

    Responder

    A sabedoria deve acompanhar a instrução, posso encontrar um homem sabio e não instruido, biblia diz os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

    Sabedoria é o conhecimento dentro de nós, a instrução é o conhecimento trabalhando para nós e para os outros.

    Jacob recebeu instrução de sua mãe de como tinha que fazer para receber a benção, Ezau foi para a caça quando o animal já estava em sua propria casa. Shalom

  • Leonardo Vieira

    Leonardo Vieira

    Responder

    Oi Alessandro boas recitação. Mas vejo muita hipocrisia. As pessoas estão sempre criticando a ideia de ser rico. Mas todos correm atrás disto o tempo todo. Olha você é Engenheiro tem Empresa com certeza não e um pobre vivendo de aluguel com um salário q mal da pra comer direito. Porque não só falar das coisas de Deus. Mas também instruir as pessoas. A buscar também algum conforto de vida. Ou vc e egoísta só quer pra você ?os outros e que se dane

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />