Como se deve trabalhar? Como não ser escravo do dinheiro?

Como trabalhar? como é possível trabalhar direito e com eficiência? dedicação, emprego, trabalho, esforço… Como trabalhar direito? Como Deus formou o mundo? Como Deus nos ensina a trabalhar? Deus… ensina seu povo a trabalhar. Trabalho é muito importante!

Como não ser escravo do dinheiroÉ preciso muita atenção porque há lições escondidas na Bíblia sobre este assunto. Leia este post e aprenda a trabalhar em qualquer profissão de sua vida.

Trabalho é tão importante para Deus que Ele mesmo descreve como foi o trabalho Dele na criação do universo em Gênesis 1. Trabalho é o início da própria Bíblia. O homem

No princípio criou Deus os céus e a terra.

Reparemos que Deus demorou “7 dias” para criar o universo, mas poderia ter feito em apenas “1 dia” porque para Deus “nada é impossível” Lucas 1:37. Então, se Deus poderia ter feito o universo em um único dia porque demorou 7?

Primeiramente temos que perceber que “7” é o número da perfeição, o que sugere que Deus quis que o universo fosse perfeito. Assim concluímos que Deus é caprichoso e tudo tem o seu tempo. Da mesma forma podemos dizer que Deus gosta de “viver” o trabalho e não viver para Ele.

Em Gênesis 1:2 “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. “ . Ou seja, Deus “observou” atentamente as coisas antes de fazer, provavelmente pensando no que faria, logo pensar faz PARTE do trabalho.

Em Gênesis 1:3 “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. “ Assim compreendemos que Deus sempre cumpre o que diz.

Em Gênesis 1:4 “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” Deus admirou o próprio trabalho (algo que até nós gostamos de fazer de vez em quando). Dá pra perceber que Ele só pode concluir que o trabalho Dele foi bom porque terminou ele. Isto explica porque é que tantas vezes refazemos certo trabalho: porque julgamos que ele não está bom o suficiente. Porque está escrito: “Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18: 6- 7) . Se Deus não tivesse gostado da própria obra poderia ter desfeito e feito novamente. Mas Deus é perfeito e tudo que Ele fez é bom. Se por vezes Ele pareceu “arrepender-se” é porque nós é que nos afastamos Dele, obrigando-o a tomar atitudes que nem mesmo Ele gostaria de ter que fazer (como no dilúvio).

Continuando:

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. (Gênesis 1:2)
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

No início de tudo Deus fez um “cronograma” de trabalho que levaria 6 dias, sendo o sétimo para desfrutar a glória do término da obra. Deus agia abertamente de manhã e de tarde, não à noite. As noites não era propriamente de descanso, embora suas mãos não trabalhassem. Provavelmente Deus arquitetava o dia que se seguiria! Foram seis dias de trabalho e apenas um de “descanso”, afirmando novamente a importância do trabalho. Deus “viveu” o trabalho, não se “matou de trabalhar”. Tudo foi planejado, arquitetado. Até mesmo o tempo para vislumbrar a própria obra fez parte do planejamento. Deus ficou FELIZ com o seu trabalho, pois sempre dizia ao término de cada dia: “… e viu Deus que era bom”. Até tempo de deslumbrar o próprio trabalho estava no “cronograma”.

Em Gênesis 1:2 Deus chama sua criação de “exércitos”, o que claramente significa que Ele gosta de guerreiros, pois a vida é uma luta. Havendo exército certamente há guerra, tanto que Jesus disse: “Haverá tribulação” Mateus 24:21

Deus demonstra que não gosta de ficar sozinho. Certamente que Ele não precisa de ninguém, mas para seu prazer Ele nos fez: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gênesis 1:26. Obviamente nos fez para sermos fiéis a Ele, mas nos deu o livre arbítrio para que escolhamos.

Deus também fez a obra e a deu para um “encarregado” para gerenciar sua obra: o homem. Reparemos que Ele não delegou a criação do mundo ao homem, apenas o colocou como “encarregado”, um mero gerente. Sendo o criador Ele pode controlar perfeitamente o seu projeto e até mesmo o seu “gerente”. Ele FORMOU o seu gerente, não “pegou pronto por ai”.

Fica mais difícil dar errado quando você forma as pessoas preparando-as para exercer corretamente o trabalho. E quando algo da errado é preciso sempre ter um “plano de ação” pronto para qualquer eventualidade.

Eis a explicação do dilúvio.

Amém.

Related Posts

3 comments

Trackbacks & Pingbacks

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />

Posicionamiento web SEO