Ganhando riquezas. O que os grandes Reis Jesus Cristo, Davi e Salomão ensinam (parte 2)

Ganhando riquezas. O que os grandes Reis Jesus Cristo, Davi e Salomão ensinam (parte 2)

Ganhando riquezas. O que os grandes Reis Jesus Cristo, Davi e Salomão ensinam.

Os reis ensinam que a sabedoria é o bem mais precioso. Sem sabedoria não há temor do senhor ou nenhuma riqueza. O maior bem é servir a Deus e se contentar com isso.

RiquezasRecapitulando da parte 1:

1) para termos riquezas precisamos entender que tudo vem do Senhor (João 3:27) –

“João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu”;

2) adquire primeiro a sabedoria. Dê tudo que possuir para adquiri-la –

“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento” – Provérbios 4:6-7;

3) tema Deus pois é o princípio da sabedoria –

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” – Provérbios 1:7.

Continuando o raciocínio sobre riquezas, aponto o inacreditável Rei Davi. Davi era tão poderoso e hábil no combate que as mulheres de todas as cidades de Israel chegaram a cantar:

E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. 1 Samuel 18:7

Então, se Davi era tão formidável sozinho porque precisava de mais alguém para tomar o reino?

Assim, Jesus Cristo, tão formidável que é, porque precisou dos discípulos para evangelizar e dar as boas novas ao mundo?

O fato é que Davi conquistou  corações preciosos, como Jônatas, o Filho de Saúl (que quis mata-lo por inveja).  Jônatas sentia amor profundo por Davi e deu a ele seus bens e lealdade:

E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.
1 Samuel 18:1

E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
1 Samuel 18:3-4

Os soldados de Davi lhe serviam por amor, dando suas vidas em risco por qualquer desejo que ele tivesse.  Serviam Davi e mal tinham o que comer e beber.  Ele e seu exército diante de inimigos poderosos, Davi teve sede. Ao simples desejo de Davi três guerreiros foram ao acampamento inimigo, arriscando suas vidas, para prover a Davi água para beber:

E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.
E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.
2 Samuel 23:15-17

Repara-se que Davi também era leal aos seus servos.  Não se tratava de dinheiro… Apenas lealdade.

“Equipe”.  “Um só corpo”… Davi e seus homens era um só corpo. E foi como um só corpo que Davi foi coroado Rei,  vencendo todas as dificuldades e guerras.  A cada guerra que vencia Davi foi ficando mais capaz, astuto e forte.  Quando matou o Golias, Davi não aguentava o peso da espada do gigante, mas não demorou para que esta mesma espada fosse sua companheira anos depois:

E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela. E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma.
1 Samuel 21:9

Todas as dificuldades que recebemos são para nos tornar mais fortes e mais hábeis. Igualmente são para nos provar.

Jesus Cristo também é Rei. O Rei de todos os Reis.  Ele não precisava de mais ninguém para evangelizar em seu nome. Mas essa é a vontade do Senhor: que sejamos todos um só e Ele a cabeça para que todos nós sejamos salvos.

Para sua riqueza, seja espiritual ou material, talvez seja prudente não tentar isso sozinho.

Bom, talvez você já pense ser hábil, reto e tenha uma equipe formidável.  Então porque o dom não chegou até suas mãos? Ora… Talvez já tenha chegado e será preciso apenas abrir os olhos.

Quem sabe?

Related Posts

2 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />

Posicionamiento web SEO