O que significou o profeta Jonas ser engolido pela Baleia? Por que alguns sofrem tanto?

O que significou o profeta Jonas ser engolido pela Baleia? Por que alguns sofrem tanto?

A baleia engole JonasO profeta Jonas é aquele que se recusou a obedecer Deus quando lhe foi ordenado ir até Nínive e pregar contra ela. Jonas tentou fugir de Deus e quis ir até outra cidade, via uma embarcação.

Deus provocou grande tempestade e por pouco não destruiu o barco matando todos os tripulantes.

Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso;
Jonas 1:4-5

Por fim Jonas foi jogado ao mar e “engolido por um grande peixe” lá permanecendo por três dias. Então o profeta orou arrependido e Deus o livrou:

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.

Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

Finalmente, arrependido, Jonas cumpriu a vontade de Deus e pregou contra a grande Nínive.   Contudo a grande cidade se arrependeu e temeu Deus com grande pranto.

E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.

E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;

Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Jonas 3:5-10

O Senhor teve compaixão da cidade e não a destruiu, o que enfureceu o coração teimoso de Jonas.

Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.
Jonas 4:1

Jonas ficou esperando o fim da cidade tentando se proteger do grande calor e outra vez se irou:

Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.

E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.

Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.

E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
Jonas 4:5-9

Analisando especificamente o profeta Jonas podemos perceber que por algumas vezes eles se revoltou contra Deus, indo contra os seus designíos. Compreendemos que Deus precisou agir com energia e intimidação para que isso causasse arrependimento  e recuo nos maus caminhos.  A própria Nínive é testemunha destas palavras. Jonas, com o coração “preparado” por Deus, pregou com todo o seu coração e de tal forma que os habitantes de Nínive se amedrontaram e recuaram contra os pecados contra Deus!

Porque na verdade, Deus não quer fazer o mal para ninguém. Deus quer o bem e nunca o mal. Ele poupou Nínive e até o profeta Jonas. Em nenhum momento Jonas foi ceifado, embora tenha estado em profundo tormento quando esteve no inferno por 3 dias e 3 noites (explicação do profeta estar no ventre do enorme peixe).

Jesus Cristo citou o profeta Jonas fazendo alusão a sua ressuscitação Mt 12: 39-41 . Quando Jesus esteve no seio da morte, pregou aos condenados no inferno, arrebatando muitos. Entende-se claramente que Jonas esteve no inferno.

Muitas vezes somos muito duros e rebeldes e Deus precisa ser duro conosco, via doenças e tormentas inexplicáveis.  A oração e o jejum é o único caminho para nos livrar da ira de Deus, assim mesmo nos ensina Jonas quando orou a Deus no ventre da Baleia e foi liberto. Os próprios habitantes de Níneve também nos ensinam que é possível se livrar da ira do Senhor com oração e jejum.

Deus está sempre pronto a ensinar, perdoar. Ele não nos quer o mal, tanto que no fim do livro de Jonas Ele ensina Jonas que é preciso ter amor até pelos pagãos:

E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
Jonas 4:10-11

Deus assim ensina a Jonas o valor da vida humana. Afinal, Ele é faz chover para bons e maus (Mateus 5-43-48)… Tudo na esperança do arrependimento dos maus e acrisolamento dos justos

Amém.

Related Posts

53 comments

  • elisangela

    elisangela

    Responder

    o que fazer com pessoas que sempre perdoamos e sempre volta a nos prejudicar e perseguir, estou passanto por isso e me sentindo muito mal pois já perdi o amor por elas, e nao me sinto bem quando as vejos, pois só a presença delas ja me entristece.

    • marlos

      O Rei Salomão diz:
      Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
      Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
      Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
      Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
      Eclesiastes 3:1-4
      Você agora atravessa o tempo de se entristecer quanto a este assunto. Haverá o tempo que você decidirá se “sacudirá o pó das tuas sandálias contra eles” Marcos 6:11. Ou seja, não guarde NADA do que vem deles, nem ódio ou mágoa. O simples sentimento ruim que tem contra estes vai prejudicar você.
      Pense em você agora. Ore por você.
      Eu faço o mesmo agora, Creia.

      • Jurandir Aquino

        Jurandir Aquino

        Responder

        CONCORDO COM A RESPOSTA, E ACRESCENTO, JESUS CERTA VEZ CAMINHAVA COM SEU APOSTOLO, E ESTE O INQUERERIU PERGUNTANDO, “SENHOR QUANTAS VEZES DEVEMOS PERDOAR AQUELES QUE NOS TEM FEITO MAL, SETE?”, E JESUS RESPONDEU, ” SETENTA VEZES SETE”, ESPERO QUE ESTA RESPOSTA SEJA SUFICIENTE, QUE A PAZ DO SENHOR SEJA CONVOSCO, AMÉM.

        • TATIANE

          TATIANE

          Responder

          é simples quantas vezes JESUS ja te perdoou?? quando pregaram um prego em uma de suas maos na cruz cm grande dor .. logo depois disse JESUS … PAI perdoa eles ..pois nao sabem o que fazem… devemos amaar pois ELE nos amou primeiro e sempre nos perdoa…. Entao por que nao podemos perdoar?????quantas vezes preciso for??? Por que o ceu é muito mais … E aqui no mundo teremos aflicoes …. PAZ so no ceu…se formos obedientes ao PAI.

  • casemiro henrique teilo

    casemiro henrique teilo

    Responder

    Vida de jonas e cheia de luta e batalhas, deus nos monstra que devemos prosseguir, lutar, sempre para seu determinado fim,e começo.O seu humano sempre tem, amar a vida quando esta cheio de emoção para sempre ajudar o próximo como fez jonas indo para ninive, com récio mais procurou dentro de si. O caminho para conquista.

  • van

    van

    Responder

    vc e um irmâo de fè siga em frente ore por mim .aurivanfarma@hotmail.com sou da congregaçâo preciso de oraçâo p/ causas campo grande ms

  • daniel junior

    daniel junior

    Responder

    muitas das vezes so pensamos em nos mesmo e esquecemos que o amigo que estar do nosso lado precisa de uma palavra que vem de deus

  • Eloisa Cops MulticlickBrasil

    Hj mesmo decidi me sair do navio d meus amigos p que eles nao sofressem com os meus erros e me sintono ventre da baleia como jonas esteve…ore por mim… CAmpo Grande Ms.

  • van

    van

    Responder

    aquele que crer em mim ainda que esteja morto viveràs

  • van

    van

    Responder

    CREII EM DEUS SOBRE TODAS AS COISA .POR ISSO EU VIVO FELIZ.ELE DISSE AQUELE QUE CRER EM MIM AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁS

  • valeria

    Deus te abençoe pelos ensinamentos que nos repassasse! Graça e paz.

  • miguel jesus de oliveira

    miguel jesus de oliveira

    Responder

    cuidado com desobediência (a baleia pode te engolir)

  • Carlos

    Carlos

    Responder

    Quanta “babaquice”..como acreditar q um homem ficou dentro da barriga de um peixe…..kkkkk chorei de rir

  • paulo silva

    paulo silva

    Responder

    Amém
    Alguem aqui conhece defesa do evangelho?

  • cleiber andrade silva

    cleiber andrade silva

    Responder

    estou vivendo dentro da barriga do peixe peco urgente ajuda a Deus e a vcs instrumentos de Yechua ramachia menatezeret

  • Dênis placido monteiro

    Dênis placido monteiro

    Responder

    não sou evangelico mais gosto muito de ouvir meus amigos contar estorias da biblia ,um amigo meu de trabalho chamado David contou a estoria de Jonas e achei interessante, muito bom para refletir .

  • elias

    deus tem um plano na vida do homem e deus faz mesmo até os dias de hoje
    bom é obedecer para ñ precisar viajar no ventre do peixe vamos direto faser avontade do pai

  • wanda de freitas lourenco

    wanda de freitas lourenco

    Responder

    Deus e contigo

  • maria da graça de araujo brasil

    maria da graça de araujo brasil

    Responder

    Muito bom a análise da passagem do livro de jonas em que esteve no ventre da baleia.

    • victor

      victor

      Responder

      Ele nao teve no ventre de.uma baleia mas sim.de.um.grande peixe pq todos animais terrestre e marinhos ja tinha seus nome mas nas escrituras fala um grande peixe fala q ele mora nas profudesa do mar se jesus nao quis colocar seu nome e pq ele queria q ninguen soubesse por isso nao e uma baleia tem um nome mas so deus sabe onde ele esta e seu nome

  • gisela

    gisela

    Responder

    Muito obrigada pelas palavras..

  • eleildon

    eleildon

    Responder

    A passagem de jonas demonstra as diferente maneiras que temos para experimentar a presença de deus. seja na terra, céu ou mar, onde vc buscar vai encontrar. O grande problema nosso é gastar momentos preciosos da nossa vida, admirando as obras humanos que assanha a malicia, inveja, cobiça e tudo que não presta. Por exemplo: o mais bonito,o mais rico, o mais belo, o melhor do mundo. qual a importância dessas características para sua vida???

  • Rogerio

    Muito boa esta sua explanação sobre o livro de Jonas, no entanto, se me permite dizer, você erra ao dizer que: “Quando Jesus esteve no seio da morte, pregou aos condenados no inferno, arrebatando muitos. Entende-se claramente que Jonas esteve no inferno.” Esta afirmação não possui base bíblica. Jesus e Jonas estiveram em lugares diferentes e por propósitos diferentes. Quando Jonas diz que gritou do ventre do inferno, na verdade ele está usando uma metáfora para dizer que estava no mais profundo abismo do mundo. Ele não saiu da barriga do peixe, então não poderia ter ir ao inferno e voltado para a barriga do mesmo peixe. Já com Jesus, a palavra diz que aqueles que morreram antes dele, foram para o “Seio de Abraão” e não para o inferno. Concordo que ele desceu a Mansão dos Mortos e ali esteve por três dias, mas não foi ao inferno. A bíblia diz que ele possui as chaves da morte e do inferno, mas não disse em nenhum momento que Jesus andou no inferno. Gostaria de ressaltar esta observação para que não haja entendimento dúbio quando à interpretação. Jonas, no seu mais profundo estado, clamou à Deus por misericórdia, e Jesus, ao morrer, desceu à “Mansão dos Mortos” ou “Seio de Abraão” onde, creio, estavam todos àqueles que haviam morrido antes da obra da salvação pela Cruz, mas não era o inferno propriamente ditto. O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos. E o habitar lá será somente depois do julgamento.

  • Vera Lucia Pereira Rodrigues

    Não entendo muito bem de teologia. Mas sempre que tenho dúvidas a respeito da palavra de Deus. Fasso buscas na Bíblia e em syts como este para ter um pouco mais de conhecimento pois tenho fé e creio que deus é e sempre será nosso único e verdadeiro senhor amo pai filho e espírito Santo. Pesso oração por toda minha família.

  • sabina nangonwa

    sabina nangonwa

    Responder

    Obrigada pela explicação não conhecia a história do profeta Jonas estou a um ano como seguidora de Cristo e estou aprendendo um dia de cada vez. Amém

  • Ruth Roque Peres Bernardo

    Ruth Roque Peres Bernardo

    Responder

    Ore por meu marido pq ele é novo convertido e chegou uma afronta dentro de caaa dizendo q eu o tinha traido,sou missionaria e serva de JESUS a 13 anos nunca foz isso mas ele acreditou e esta mt mal por aaber q era memtira e não consegui esquecer e de vez enquanto lembra e acha q eu fiz e não fiz o nome dele é ricardo!!

  • solange Mara

    solange Mara

    Responder

    Ainda essa semana, ouvi uma explicaçao sobre o perdoar;
    70×7 ok. isso mesmo, mas ao mesmo tempo qdo olhares pra pessoa que te magoou
    e ainda sente algum sentimento pesado, torne a orar a Deus e perdoe novamente.Perdoe novamente ate chegar ao ponto de vc olhar pra ela e nao sentir nada de ruim.Nao existe isso que quem perdoa esqueçe isso não e verdade, Deus permite que vc traga essas lembranças pra te fazer ver que vc foi curado no nome Dele.Amém??

  • MARLENE RODRIGUES

    MARLENE RODRIGUES

    Responder

    DE TUDO O QUE LI GOSTEI MUITO POIS GOSTEI DA RESPOSTA ONDE DIZ GRANDE PEIXE VERDD SÓ DEUS SABE ONDE ELE ESTA E SEU NOME

  • Alexsandro

    já passei por luta cheguei a desistir mas hoje estou na presença do senhor , sinto muita falta de quando era batizado com o espírito santo.. mas pesso rações dos irmãos por que a luta e grande o inimigo de Deus esta fazendo de tudo para me tirar da presença do senhor.. orem por min

  • jose marques da silva

    COMO UM PEIXE ENGOLE UMA SER HUMANO EO CAMARADA PASSA TRÊS DIAS NO ESTÔMAGO DE UM PEIXE FAMINTO E SOBREVIVE ILESO KKKKK É MUITA MENTIRA DEVE TER SIDO O MESMO CARA QUE DISSE QUE UMA COBRA FALOU COM EVA KKKKK OU O QUE DISSE QUE SANSÃO MATOU 1000 HOMES COM UM OSO DE JUMENTO E OS MIL HOMENS ESTAVAM ARMADOS DE ESPADAS KKKK É OUTRA MENTIRA.

  • Eduardo Antônio de Souza

    Eduardo Antônio de Souza

    Responder

    Olá sou membro de uma igreja evangélica a 27 anos. E nesse período passei por várias situações difíceis, incluindo o fim de meu casamento de 26 anos.Sempre fui dedicado aos cultos, pois estava como obreiro, instrumentista e cantor. Mas, no culto de hoje não me senti bem em estar ali.orei ao Senhor e perguntei se ali ainda era meu lugar para realizar a obra e o texto lido foi justamente esse onde Jonas foi engolido pela baleia e ali ficou três dias. Portanto pergunto: A resposta veio pra mim com relação ao meu tempo nesta igreja, ou não é esse o entendimento?
    Se possível preciso da resposta pelo e-mail ou por wath Zap 11 969904480. Obrigado

  • Rosemeire freitas

    Rosemeire freitas

    Responder

    Estava analisando minha vida, sou evangélica a mais de 20 anos conheço a palavra de ouvir em pregações, mais este ano quero me aprofundar na palavra,entendo assim se eu trabalhasse em uma empresa não gostaria de conhecer meu patrão

  • Rosemeire freitas

    Rosemeire freitas

    Responder

    Que o Senhor me ajude, a ter conhecimento

  • César

    Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.

  • Edgar

    Texto excelente, glória a Deus

  • Abel jose

    Abel jose

    Responder

    gostei bastante de tudo quanto foi dito sobre o Jonas, isso implica dizer de que Deus esta em todo lugar onde estivermos, porque ele sabe tudo, Jonas de tanto Fugir fazer a vontade de Deus mas ate que fim chegou o momento fazer a vontade de Deus,
    Salmos; 139:7:8
    Tema: Deus esta em todo Lugar
    Isaías: 59: 1:10
    Obrigado

  • Edson Pereira

    Edson Pereira

    Responder

    A Bíblia fala em grande peixe, não em baleia. E baleia não é peixe. Além disso, Jonas engolido por um peixe é apenas uma lenda, uma metáfora, assim como Adão e Eva e a Torre de Babel. A Bíblia não pode ser levada ao pé da letra

  • Miro

    Toda a bíblia é verdadeira,é Deus falando com toda a humanidade.
    Deus existe,se você não acredita em Deus peça Ele um sinal pra tua vida.
    Deus abençoe e casa um que ler este comentário.

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />

Posicionamiento web SEO