Por que a Justiça tarda? Para quê sofremos?

Por que a Justiça tarda? Para quê sofremos?

Certamente na Bíblia inteira não há relato mais fiel sobre o sentimento de injustiça:

Quanto a mim, os meu pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.
Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.
Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens.
Por isso o orgulho lhes serve de colar, e eles se vestem de violência.
Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações.
Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão.
Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra.
Por isso o seu povo se volta para eles e bebe suas palavras até saciar-se.
Eles dizem: Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo?”

Assim são os ímpios: sempre despreocupados, aumentam suas riquezas.

Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido e todas as manhãs sou castigado.
Se eu tivesse dito: Falarei como eles, terei traído os teus filhos. Salmos 73:1-15

O que brota da injustiça é a revolta. Contudo, por que passamos por dificuldades e injustiça sendo fiel a Deus? Convém lembrar de Elias, um profeta tão amado por Deus que foi levado deste mundo sem experimentar decomposição:

De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo e puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho. 2 Reis 11-12

Em toda Bíblia só encontrei referências de que somente Jesus Cristo, Elias e Enoque foram arrebatados aos céus sem experimentar decomposição:

Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus e não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado Gênesis 5:24

Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram olhando com os olhos fixos no céu enquanto Ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”. Atos dos Apóstolos 1:9-11 .

Elias foi amado de tal ponto que podemos ousar compará-lo com Cristo pois além de não sofrer decomposição também viajou pelo deserto por 40 dias e 40 noites.

Elias apenas cumpriu com zelo a palavra de Deus mas teve que fugir da ira do Rei Acabe até a exaustão. Chegou ele a dizer: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados” ( 1 Reis 19-3 ).

O fato é que a Bíblia narra os fatos e nem sempre é fácil de entender as conclusões. Depois de ameaçado pelo Rei Acabe apenas por fazer a vontade de Deus, o próprio Elias ungiu a destruição do Rei Acabe:

O Senhor lhe disse: “volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazel como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. Jeú matará todo aquele que escapar de Hazel e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú.” 1 Reis 19:15-17

Jesus Cristo após sofrer toda injustiça por fazer a vontade de Deus recebeu o mundo . Jó, após toda dor que sofreu, recebeu tudo que tinha e ainda muito mais: “O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início” Jó 42:12 . Nem citarei Abraão quando quase sacrificou o único filho.

Então porque somos provados?

Aparentemente por um único motivo: provar nosso amor a Deus.

Pois está escrito:

“Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho” Gênesis 22:12

“… Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus” Marcos 16:19

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4

 

 

Related Posts

0 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />