Como obter glória e Poder

Como obter glória e Poder

Como obter glória e poder

Entenda a diferença entre glória e poder e como alcançar ambos

Jesus Cristo - Glória e PoderTer poder é ter o rosto esbofeteado e ficar impassível. Não revidar. E com isso deixar vermelho de vergonha quem te agrediu.

E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o.
E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?
E outras muitas coisas diziam contra ele, blasfemando.
Lucas 22:63-65

A vergonha não ficou no rosto de Jesus que foi ferido, mas no nosso rosto porque Ele foi inocente e mesmo assim foi condenado por sua causa, por mim e por todos.

Então ter poder é ser amaldiçoado por quem deveria te amar e mesmo assim não lhe desejar o mal. Da mesma forma, ter poder é amar quem reconhecidamente te odeia profundamente, porque está escrito:

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Lucas 6:27-35

Assim, entendemos que ter poder não significa ter a capacidade de matar todos os seus inimigos, ou Jesus teria destroçado facilmente todos os que queriam mata-lo. Quando Jesus foi preso, Ele repreendeu Pedro que tentou lutar por Ele, tentando salvá-lo:

Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Mateus 26:53

No Antigo Testamento, Elias matou centenas de soldados apenas rogando aos céus:

Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
2 Reis 1:10

Voltando ao Novo Testamento, Pedro, furioso, matou um casal de infiéis apenas com as palavras:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
Atos 5:3-5

Contudo, de todas estas citações, a única que é manifestação de poder é a de Jesus, pois Ele claramente tinha capacidade de destruir os que queriam matá-lo, mas não O fez.  E isto também é manifestação de amor: sofrimento.

E quanto a glória?

Glória teve Abraão pois Deus lhe prometeu filhos quando ele ainda tinha 75 anos:

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
Gênesis 12:1-2

…..

Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Gênesis 12:4

Contudo, 25 anos depois, já com 100 anos, Deus não havia ainda realizado sua promessa. Imaginem o sofrimento e a frustração deste homem!

Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.

Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?
Gênesis 17:16-17

E Deus cumpriu finalmente sua promessa e o nome de Abraão é lembrado até hoje e é considerado o “pai da fé” e sua glória permanece até hoje.

Sem dúvida, o pai da Glória é aquele que sofreu sem culpa e por amor morreu por toda uma humanidade.  Sendo um Deus, abdicou de toda sua autoridade e aceitou uma morte horrenda cheia de humilhação. Mas da escolha Dele, nós é que ficamos ruborizados porque Ele sofreu o que nós merecemos.

Concluo que glória é a que vem de Deus, dada por Ele, porque é para sempre. A glória que vem dos homens é perene. Não resiste por muito tempo.

Amém.

Related Posts

4 comments

  • Francisco Jorge Andrade Valadares

    Siga os ensinamentos de Jesus e tenha fé. Ande sempre pensando em ajudar os seus irmão filhos de Deus. Que ele te recompensará e colheras trigo ao em vez de joio. Corte uma madeira que estarei lá levante uma pedra que estarei lá! Bem aventurados aqueles que aceitam as Palavras de Jesus. Abram a porta de sua casa para ele…. Obrigado pelos por essas santas escrituras e conclusões. Deus é tão grandioso que fica cheio de felicidade a quem o buscar. Fica com Deus…

  • José Roberto

    José Roberto

    Responder

    a glória representa a pessoa, os atributos, a presença de Deus, quando Moisés pediu a glória de Deus, Deus se revelou a si mesmo.

  • James Paka Mayembe

    James Paka Mayembe

    Responder

    Que Deus abençoe todos em nome do Senhor Jesus Cristo!

    Gostaria que an noção do Poder fosse mais esclarecida! Será “Ter como mas não usar”??? Por que pelas palavras de Pedro o poder prevaleceu e manifestou-se!!

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />