Devemos decorar a Bíblia?

Devemos decorar a Bíblia?

Devemos decorar a Bíblia?

Devemos decorar a Bíblia?Para entender se devemos decorar a Bíblia aponto Timóteo:

O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. 1 Timóteo 4:8

E decorar não é um puro “exercício físico”? Decorar a Bíblia, portanto, é de pouco proveito. Devemos estudar a Bíblia e absorvê-la a fim de praticar em nós mesmos o seu denso conteúdo. Está escrito:

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. 
Tiago 1:22

Decorar a Bíblia não te fará servidor de Jesus Cristo, pois isto só se obtém praticando o seu conteúdo. O trecho é claro quanto aos que apenas leem: “enganam-se a si mesmos”. Estes pensam que estão colaborando com o reino de Deus, mas nada estão fazendo!

Jesus também disse sobre isso em vários evangelhos e eu cito Marcos:

“Ouçam! O semeador saiu a semear.

Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.” Marcos 4:3-4

A explicação é simples: Quando ouvimos a palavra e nem prestamos atenção, ou seja, quando não a firmamos em nós praticando seu conteúdo, ela não cria raiz em nós e para nada serve! Para quê serve a Bíblia se não for para praticar? Melhor que não tivesse sido escrito!

Volto para Timóteo:

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
E, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Tiago 1:23-25

Eis que encontramos a chave da felicidade… Vou explicar (e aprender):

Quem ouve a palavra e a pratica recebe de Deus o poder de se auto conhecer. Deus, como prêmio, nos explica como nós somos. Esta informação é muito útil! Como ser feliz sem conhecer precisamente o que gostamos e detestamos?  Somente a luz de Deus vai iluminar nossos olhos para que possamos nos ver como realmente somos. Sabendo quem somos podemos corrigir o que é imperfeito, respeitando nossos limites, sem dúvida. Mas se não praticarmos a Palavra logo “esqueceremos de nossa aparência” e será inútil o conhecimento! Assim, perseverando até nas dificuldades (vencendo nossas imperfeições que já teremos conhecimento por causa do exercício da Palavra), seremos enfim felizes.

E para quê viver se não for para ser feliz?

Por que Deus nos faria senão fosse para sermos felizes em sua presença?

Related Posts

1 comment

  • Lucas Araújo.

    Lucas Araújo.

    Responder

    Olá.
    Decorar versículos Bíblicos não é de pouco proveito, pois como se pode praticar se não conhecer o que se deve praticar?
    Observemos o que Cristo disse:
    ”Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”
    João 14:21
    Ter é conhecer, e guardar é praticar.
    O próprio Jesus citava passagens do Antigo Testamento em seus sermões. Pedro, Paulo, Estevão (Atos 7), e muitos outros discípulos de Cristo conhecia muito bem o Antigo Testamento.

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />