Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17. O que isso quer dizer?

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17

Esta passagem aponta claramente que um homem só ficará mais “afiado”, “aguçado”, “maduro” se for confrontado, colocado em atrito com outro homem. Infelizmente este processo é doloroso, como se sugere.

O ferro é moldado sob altas temperaturas e esta parábola faz menção à outra passagem:

“Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo” – Pedro 1:7

Naturalmente que o homem é uma criatura imperfeita e sua perfeição é obtida pelas provações e muitas são provocadas por outros homens. Estes atritos moldam estruturalmente o caráter do homem afligido e daquele que o afligiu!

A mãe que maltrata o filho; o filho que amaldiçoa a mãe! Um “afia” o outro. Não necessariamente é através do bem que nos fazem que nos modificamos. Nem sempre a modificação é de todo benéfica, sem dúvida. Os provados pelo fogo e vencedores serão salvos, mas não os covardes. Reparem no Apocalipse:

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 – ACF)

Os “tímidos” vem do grego “deilos“, traduzido como “medrosos” e “covardes”. Estes serão jogados no inferno. É preciso coragem para se modificar.

Outra passagem mais grave é a de Jó. Imaginem como a personalidade de Jó se transformou depois de todas as suas provações e ainda ter que altercar com seus melhores amigos? Eram eles que deveriam consolá-lo mas só aumentaram sua angústia!

Compartilho um testemunho. Ano: 2014.

Estava para viajar para os E.U.A., uma viagem de sonhos para terra da Disney. Família inteira.

Faltando uma semana para a viagem meu telefone tocou.

Era um homem que vivia na Flórida, brasileiro, dizendo que queria abrir um negócio justamente na cidade para onde eu estaria indo! Que golpe de sorte, pensei eu! Isto só pode ter vindo de Deus!

Talvez aquele sujeito tenha vindo a mando de Deus, mas com certeza não era anjo.

Resumindo a história, depois de alguns meses minha personalidade mudou profundamente. Fiquei mais capcioso e sensível à maldade humana. Através do atrito que tive com aquele sujeito revolucionei minha própria empresa. Nem tudo foi positivo. Fiquei quase 3 anos sem escrever, voltando a fazer isto somente hoje.

Efeito do aço fervente.

“Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca.” Apocalipse 3:16

Sejam extremamente quentes ou escandalosamente frios.

Este post foi patrocinado pela GlobalEAD – Plataformas de EAD com cursos inclusos. Conheçam o novo projeto InoveMaster.

About Alessandro Marlos

Alessandro Marlos: servo de Deus através de Jesus Cristo. Faça um comentário e peça uma oração! Engenheiro da GlobalEAD e BlogEAD. Fundador da ONG SerVIVA e do site InoveMaster

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>