O que significa “amar a Deus com todas as suas forças e todo o seu entendimento”?

Jesus nos lembra o primeiro mandamento:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30

Este é o primeiro de todas as ordens de Deus para a humanidade. Entendemos que “amar” é uma ordem e algo além do que um sentimento que nasce por força alheia à nossa vontade. É algo que devemos cumprir em todas as ocasiões, não só quando recebemos alguma coisa de Nosso Senhor. Amar é uma decisão do ser humano. É algo que precisa ser provado ou o mesmo Jesus não precisaria ser crucificado pois todos já sabiam que Ele nos amava antes de ser crucificado.

Amar de todo o teu coração, e de toda a tua alma significa que por vezes é necessário coragem para fazer o que nos é mandado, como fez Abraão quando obedeceu Deus e quase matou o próprio filho, provando que amava o Senhor mais do que o próprio filho:

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho Gênesis 22:10-12

Desta passagem tiramos que temer a Deus também é prova de amor!

Amar com todas as forças é quando precisamos dar nosso máximo para amar mesmo quando somos disciplinados. Você tem que decidir amar, mesmo quando é difícil, pois nem sempre é fácil amar.

Muitas vezes Deus nos disciplina e até nessa hora precisamos amá-Lo:

O SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. Salmos 38:1-2

E qual é o pai que não cobra amor dos filhos mesmo quando bate? Assim é Deus conosco.

Amar com todo o entendimento quer dizer que precisamos de Jesus Cristo, o Rei do entendimento, para aprender o que é o amor. Somente Jesus Cristo pode nos explicar o que é o amor, abrindo nossos olhos. Logo, devemos procurá-lo ou jamais saberemos amar e sem isso é impossível ser feliz. Porque também está escrito sobre o amor:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
1 Coríntios 13:1-8

Sem amor é melhor não existir.
Procure Jesus.

About Alessandro Marlos

Alessandro Marlos: servo de Deus através de Jesus Cristo. Faça um comentário e peça uma oração! Pode curtir nossa página no Facebook? Alessandro Marlos é Engenheiro da GlobalEAD e BlogEAD. Fundador da ONG SerVIVA e do site ConsultoresNet

13 comments on “O que significa “amar a Deus com todas as suas forças e todo o seu entendimento”?

  1. Agradeço por sua contribuição ,em espirado pelo Espirito Santo trazer a luz este belíssimo texto que neste momento impactou a minha vida , muito agradecido estou meu querido e desejo que o amor de Cristo venha envolver a sua vida como um grande oceano.

  2. Moro no maranhão mais atualmente estou em manaus nao tenho biblia em casa e resolvi buscar sites evangelicos e encontrei este muito bom, o amor de Deus é incomparavel

  3. Pré por favor pra que eu consiga amar a deus sobre todas as coisas e assim seja liberto das ilusões desse mundo e alcance a minha salvação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>