Porque Jacó enganou Esaú? Gênesis 27:19-30

Porque Jacó enganou Esaú? Gênesis 27:19-30

Antes dos irmãos Jacó e Esaú nascerem, Deus já havia previsto que o irmão mais velho seria preterido pelo mais novo: Jacó. Ambos seriam pais de nações, mas Jacó seria o escolhido de Deus para prover sua descendência.

Isaque era o pai de ambos, mas preferia Esaú. EsaúNo leito de morte, estava para abençoar seu filho mais velho, mas Jacó, aliciado por sua mãe enganou o pai e recebeu a bênção que lhe daria o grande nome que tem até hoje.

Esaú não estava preparado para ser sacerdote de Deus. Era mundano e muita tristeza trouxe para seus pais com seus pecados.

Pouca gente nota que Esaú também foi abençoado por seu pai, antes deste morrer, em Gênesis 27:38-40:

E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.
E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.Gênesis 27:38-40

A melhor coisa que aconteceu a Esaú foi não ter recebido a bênção destinada a Jacó porque do contrário seria destronado do mesmo jeito. Deus não estava com Ele. Ou melhor… Ele não estava com Deus. Já havia escolhido viver no mundo ao invés de morrer por Deus.

Esaú certa vez se perdeu no deserto e estava parar morrer. Após conseguir chegar junto ao seu povo viu Jacó cozinhando e, crente que morreria de fome senão comesse, entregou sua primogenitura ao irmão. Assim, simbolicamente, Esaú trocou Deus pela vida nesta terra.

Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Gênesis 25:31-34

Esaú, quando percebeu que foi enganado, quis se vingar e prometeu matar o irmão, o que acabou não acontecendo. Jacó fugiu da presença dele e eles se encontraram muitos anos depois, quando Esaú já estava modificado por ação do próprio Deus.

Deus muito bem fez a Esaú, provando que também o amava. Quando ele e Jacó estavam para se encontrar novamente, após anos separados, houve grande comoção. O irmão mais novo tentou comprar Esaú, mas este último flagrantemente já não era mais o mesmo homem e desdenhou dos presentes. Esaú apenas queria se reconciliar com seu irmão:

E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.Gênesis 33:8-10

Sem dúvida que quando os irmãos se encontraram Deus estava em Esaú. Ou melhor… Esaú estava com Deus. Nosso Senhor provou que não faz distinção entre as pessoas e ama igual a todos, não esquecendo de Esaú.

Sinceramente não vejo necessidade em enganar as pessoas para ter a promessa de Deus realizada, como fez Jacó (mas não quero julgá-lo). E ainda, de fato, tudo que foi escrito à Esaú se realizou ou se realizará, pois a promessa de Deus para Jacó se realizou na íntegra.

Deus não mente.

Amém.

Este post foi patrocinado pela GlobalEAD – Plataformas de EAD com cursos inclusos. Conheçam o novo projeto InoveMaster.

42 comentários em “Porque Jacó enganou Esaú? Gênesis 27:19-30”

  1. Uma das historia mais linda da biblia sagrada a reconciliacao e o perdao entre dois irmao sera que podemos viver assim neste seculo2013

    Responder
  2. temos a nossa essencia ,no decorer da vida vamos acrescentando e crescendo e aprendendo se escolhermos os conceitos biblicos que são iluminados, com certeza estaremos em ascenção, cada cada vez mais próximos de jesus
    Ter a paz mantida , que o mundo nos quer extrair , já é uma vitoria divina

    Responder
  3. irmao apenas lendo a promessa q esau recebeu , gostaria de saber de qual traducao o sr retirou o versiculo . Pois na minha diz assim : Sua habitacao será `longe`das terras ferteis, `distante`do orvalho que desce do alto céu. (N V I )

    Responder
  4. gostei muito, pois li a minha biblia mais não tinha entendido porque jaco foi abençoado e esau não, pois encontrei a resposta estou alivia por saber que deus quando faz promessa ele compri linda historia.

    Responder
  5. Muito triste ver que tem gente que acha essa história bonita. A mãe Sarah não tinha o direito de enganar seu marido e de desprezar o filho mais velho. Mãe que é mãe aceita o filho como ele é, não julga nem tem seu favorito. Se deus existir e julgar as pessoas pelo que elas são, pq deu livre arbítrio? Seria melhor então que fôssemos todos ciborgues do que viver nesse mundo de tentações dando prazer a um ser sádico

    Responder
  6. Tenho sido tocada pelo Espírito Santo De Deus, a respeito dessa história. bom, sempre amei a história de José – o filho de Jacó (Israel), mas tem sido de muito valor pra minha vida a história de Esaú e Jacó. Deus faz um envolto tão . Amém

    Responder
  7. Todos nessa história erraram, Rebeca na hora das dores, ela questionou a Deus por e seus filhos brigavam dentro de seu ventre, e o Senhor lhe fez uma promessa de que o maior serviria o menor. Quando ela ouviu Isaque falando com Isaú que iria abençoa lo ,Rebeca quis fazer a promessa se cumprir sem pensar nas consequências, Deus não precisa que o homem interfira para que suas promessas se cumpra, sendo ela fazendo isso pagou um alto preço.
    Isaque ,também sabia da promessa, mas amava mais a Isaú ,Jacó por ouvir sua mãe também pecou e Rebeca amava mais a Jacó, Isaú sem compromisso, amava seus pais mas os desagradou.
    Rebeca pagou o preço pelo erro, quando pediu para Jacó ir embora porque seu irmão queria mata lo, ela morreu sem ver seu filho depois de todo esse acontecido e o mesmo Jacó, apesar do arrependimento pagou um alto preço, mas era um homem de caráter ,por isso foi escolhido por Deus.
    É uma história linda ,medite leia e peça para o Senhor falar mais, há tantas lições que você pode tirar da vida deles, e nós acabamos aprendendo com os erros e acertos dessa passagem bíblica, Deus abençoe.

    Responder
  8. Pelo que o irmão escreveu, eu não entendi direito por quê Esaú era mundano. Não me convence tal declaração, sendo como fato, de não ter recebido a benção do seu pai Isaque. Muitos têm falado sobre esse tema, difícil é encontrar uma resposta lógica para a mentira de Jacó.

    Responder
  9. Sempre as pessoas são ensinadas que Jacó era trapaceiro, talvez por causa de nossa cultura do ” jeitinho ” mas eu não vejo Jaco cono trapaceiro de forma alguma, vejo nele uma pessoa que se afeiçoou a Deus desde jovem ao contrário de Esaú, que também, desde jovem , demonstrava desatenção para com Deus, por isso o ” amei a Jacó mas aborreci a Esaú” . Tudo bem que talvez ,só talcez , moralmente ele tenha errado ao se disfarçar de irmão mais velho , mas ainda assim, a benção de Deus de toda e qualquer forma era somente dele, a de ser aquele que luta com Deus. Jaco nada tinha de enganador mas sim de fiel a Deus acima de tudo. Foi amplamente abençoado em toda a sua vida ate mesmo no momento de maior calamidade ao acreditar que jose estivesse morto. Um graaaande homem de Deus sem sombra de duvidas. Quiseramos nós ter um terço da devoção de jaco . Ao julga-lo como enganador, trapaceiro e outros adjetivos muitos já mostram que estão muito aquém do caráter que tinha Jacó. Paz.

    Responder
  10. Esta passagem bíblica sempre me intrigou. Passa a impressão de que Deus não foi justo quando permitiu que Jaco, mesmo tendo usado da mentira e traição, tenha recebido a honra de ter seu nome sido dado à nação de Deus. Parece que Deus avalizou aquela máxima de que os fins justificam os meios. Usando isso,tem muita gente nas igrejas fazendo coisas erradas e enganando pessoas, usando a justificativa que é para evangelizar.

    Responder
  11. A visão de Deus não é a mesma do “homem” . Creio, na minha ignorância, que na visão natural e cronológica o mais velho, de fato, foi Esaú. Mas na visão científica, normalmente, o mais velho é aquele que foi concebido primeiro. A famosa lei do elevador, ” Quem entra primeiro sai por ultimo.” e vice versa. Já pararam pra pensar nisso? Por esse motivo, penso eu na minha ignorância, que tudo não passou de uma permissão de Deus para que o homem não interferisse em sua vontade. Nenhuma palavra tem o absolutismo em sua ação. A palavra errar, por exemplo, tem como interpretação natural um ato negativo, mas na plenitude dos fatos pode se perceber um grande acerto. O “homem” é limitado no seu entendimento mas Deus é pleno em sabedoria. Quem somos nós, criaturas, para interpelar o criador? A primogenitura era de direito do Esaú, mas de fato foi de Jacó como tudo no universo tem que esta, de fato, sob as vontades de Deus.

    Responder
  12. Excelente texto. Me peguei a questionar esta passagem biblíca justamente devido a postura de Jacó ao enganar Esaú.
    Mas a palavra do Senhor nos diz que pecamos por falta de conhecimento, e eu fui atrás de entender essa passagem, e de muito ajuda foi esta leitura, refazendo alguns caminhos que infelizmente me passaram desapercebidos em meu momento, talvez por focarmos apenas nos erros e querermos nós mesmos fazer nosso julgamento a respeito da situação. Esquecemos de olhar de forma ampla para a situação e temos a percepção de “certo e errado” apenas confiando em nossa sabedoria humana.
    A resposta do “Manuel Messias Gama da Cruz on 11 de julho de 2017 at 19:27” foi simples, porém, espetacular.
    Deus vos abençoe!

    Responder
  13. Muito bom! A palavra do senhor não volta vazia, Deus tem as sua estratégias, Alessando Marlos, que o Senhor Jesus continue te abençoando cada vez mais e mais .

    Responder
  14. Pela descrição da Bíblia, ambos estavam em pecado e não estavam com Deus… Esaú vendeu sua primogenitura e Jacó mentiu. Creio que Deus não faça distinção de pecados, mas tbm creio q a situação assim foi pois era o propósito de Deus. Não há outra explicação… Se tentarmos justificar a escolha de Deus através de ações negativas de ambos personagens, ficaremos desiludidos com os possíveis critérios utilizados, pois ambos pecaram.

    Responder
  15. Muito forte essa passagem bíblica, ela nos ensina algo tudo tem um proposito nessa terra podemos ver muitas outras e pra nosso ensinamento nesse século

    Responder
  16. PORQUE JACÓ ENGANOU ESAÚ? GÊNESIS 27:19-30
    Amado você está completamente errado Jacó nunca enganou a Esaú
    Melhor dizer você está enganado, você queria dizer enganou a Isaac não é? (Gênesis 27:27)

    Responder

Deixe um comentário