Jesus Cristo ensina a orar “Pai Nosso que estás nos céus…” O que isso significa?

“Pai Nosso que estás nos céus”

Pai Nosso que estás nos céusEntão Jesus ensinou a orar:

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.Lucas 11:2-4

Então comecemos nossa oração:

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Nesta parte da escritura, estamos dizendo que Deus é santo, puro. Nada é injusto ou falso em Deus.

Continuando: “Venha o Teu Reino”. É uma alusão para a vinda de Jesus e restauração das coisas, fazendo enfim tudo perfeito e o imperfeito perderá o lugar para sempre.

E ainda: seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Esta escritura nos faz entender que primeiramente vem a vontade de Deus sobre a nossa.

Dá-nos cada dia o pão cotidiano”. Neste momento estamos implorando apenas o desejo do dia e não o do amanhã, porque está escrito:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.Mateus 6:31-34

Dá-nos o pão de cada dia” que dizer que devemos pedir o desejo do dia, o que nos faz feliz naquele instante. Isto nos livra da angústia do amanhã.

Deus é pai. Se pedimos algo e outra coisa aconteceu temos que entender que:

E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Lucas 11:11

Talvez o momento de recebermos o pedido não chegou, pois poderia nos traria mal. Peçamos então sabedoria pois isso Ele nos dá com liberdade, como está escrito:

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.Tiago 1:5

Continuamos com o entendimento sobre a oração que Jesus ensinou: “Perdoa-nos os nossos pecados pois também perdoamos a todos os que nos devem”. Somente de coração aberto você pode dizer isso. Não ouse pedir perdão se não perdoou quem te fez mal, porque está escrito:

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.Mateus 5:23-26

É tua própria boca que vai te condenar. Repare na escritura acima que ter algo contra alguém é motivo de condenação do inferno, mesmo que você pense estar certo: livra-te do mal que há em ti e que deseja a teu irmão para enfim ganhar graças de Deus. Porque está escrito:

Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. (São Mateus 5, 29)

Finalmente: “E não nos deixes cair em tentação”. Neste momento confessamos nossas fraquezas e pedimos a Deus nos tirar do caminho da perdição para não cairmos e entrar em desgraça.

Amém.

Este post foi patrocinado pela GlobalEAD – Plataformas de EAD com cursos inclusos. Conheçam o novo projeto InoveMaster.

4 comentários em “Jesus Cristo ensina a orar “Pai Nosso que estás nos céus…” O que isso significa?”

Deixe um comentário