O que significa a parábola o óbolo da viúva

O QUE significa a parábola do óbulo da viuva

?Deus ensina que a parábola do óbulo da viúva é um marco. Deus quer entrega, amor a Ele e nao sacrifício. A parábola do óbulo da viúva representa tudo que devemos ser para Deus. A parábola do óbulo da viúva está no novo testamento. Jesus prestou atenção na viúva que deitou no gazofilácio duas moedinhas

Parábola do Óbulo da viúva“Jesus e seus discípulos estavam reunidos defronte ao grande templo de Jerusalém, perto do vaso onde se recolhiam as oferendas – o gasofilácio. Muitas pessoas iam e vinham, depositando ali seus donativos. Eram moedas, tecidos, peças de ouro e prata, jóias, enfeites variados, tudo muito bonito e caro. O Mestre observava.

Dali a pouco, uma pobre mulher viúva aproximou-se do vaso de oferendas e depositou nele, timidamente, duas pequeninas moedas no valor de dez centavos cada uma.

Os ricos em torno se riram da humilde oferta, e ela se afastou silenciosamente, talvez envergonhada pelo pouco que dera.
Jesus, porém, observando-a, chamou os discípulos e lhes disse: – “Observem esta mulher. Digo-lhes que, mesmo sendo tão pequeno o valor das moedas que deu, ela ofereceu muito mais que todos. Os outros deram muito porque tinham muito, e ainda  lhes sobrou muito, depois de haverem feito a sua oferta. Ela, porém, deu tudo o que tinha, deu o que lhe era necessário, e não as sobras. Assim demonstrou o seu amor e a sua boa-vontade, e por isso e sua doação é muito preciosa aos olhos de Deus.”    (Marcos cap. XII, v.41-44)
Observemos com coração apertado o que a viúva ofertou para Deus, simbolizado por “duas moedinhas”.  Antes de chegar até o gazofilácio, ela teve que enfrentar os olhares críticos de todos a sua volta.  Esta foi a primeira oferta da viúva: coragem. E na mesma proporção entregou a Deus sua humilhação, pois foi profundamente julgada pelos ricos a sua volta.
Se formos analisar o valor em espécie da oferta da viúva, repararemos que não seria possível comprar um mísero pedaço de pão.  Esta é uma observação importante: ela não deu o necessário para o próprio sustento nas ofertas. Que sentido faria morrer de fome?  Pois está escrito: “quero misericórdia e não sacrifícios.” (Mateus 12:3).  Ela deu “o que lhe era necessário, e não as sobras”. Ela não negligenciou a casa de Deus. Conclui-se que mesmo os mais pobres devem dar sua contribuição para Deus, pois tudo veio de Deus e para Ele voltará. Frisa Paulo em suas cartas que a Igreja dos Macedônicos deu generosamente de suas ofertas para os irmãos ainda mais necessitados, mesmo sendo eles tão pobres!
2 Coríntios 8:3 Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
De todas as ofertas, paradoxalmente, as únicas que chamaram atenção de Jesus foram as de menor valor (em pecúnia). Parece que a dificuldade que atravessamos tem grande valor para Deus, pois Ele nos enxerga de maneira melhor. Vejamos como Jesus prestou atenção na viúva e a usou para ensinar os discípulos e até nós mesmos nos dias de hoje!
As duas moedinhas simbolizam “amor” e “boa vontade”. O amor é a representado pela entrega, a abnegação. A  boa vontade foi a firmeza da viúva em doar, independente dos olhares julgadores de todos a sua volta.  Mesmo temendo a reprovação de todos a sua volta serviu a Deus.
Eis o significado a parábola da viúva e suas duas moedinhas:
O corpo e a alma foram entregues à Deus pela pobre viúva!  Cuidado com os falsos profetas! Não deem o necessário para seu sustento. Lembrai que os mortos não podem glorificar a Deus e Ele não quer sacrifícios! Jesus já fez o sacrifício maior.  Doem-se para Deus, não negligenciando o que seu coração manda generosamente ofertar para Deus! Sejem generosos com Deus para que Ele seja generoso com vocês.
Tenham FÉ.

About Alessandro Marlos

Alessandro Marlos: servo de Deus através de Jesus Cristo. Faça um comentário e peça uma oração! Pode curtir nossa página no Facebook? Alessandro Marlos é Engenheiro da GlobalEAD e BlogEAD. Fundador da ONG SerVIVA e do site ConsultoresNet

3 comments on “O que significa a parábola o óbolo da viúva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>