O que significa Jesus Cristo ser o primeiro a ressuscitar dos mortos se Ele mesmo ressuscitou Lázaro?

Esta pergunta pairou durante certo tempo no meu coração: por que Jesus foi considerado o primeiro a ressuscitar dos mortos se em várias passagens, tanto no Antigo Testamento quando no Novo há casos de mortos serem levantados?

Ainda no Antigo Testamento,  há o caso do profeta Eliseu que ressuscita o filho de uma Sunamita (Reis 4:35). Eliseu era chamado de “homem de Deus”. Seu poder era tanto que realizou mais milagres que seu antecessor: Elias.  Eliseu era tão poderoso que fez maravilhas até depois de morto.  Quando os Judeus entenderam enterrar outro corpo na mesma cova de Eliseu, o que estava morto ressuscitou, apenas porque tocou nos ossos do profeta.

Jesus Cristo realizou milagres impressionantes entre eles o de levantar a menina morta de apenas 12 anos de idade (Marcos 5:41).  Ele realizou este fato na presença dos pais de menina e alguns de seus discípulos.  No entanto, a vista de todos, deu um brado alto para Deus e ordenou que Lázaro levantasse dos mortos, homem falecido há 3 dias (João 11: 1-46).

Jesus veio a este mundo para padecer de todos os males que nós simples mortais passamos.  Sentiu tudo que nós sentimos todos os dias: sofreu, ficou feliz, teve sede e fome no deserto quando foi tentado, ficou frustrado quando viu a incredulidade dos judeus mesmo diante de todas as evidências da amplitude de seu poder, se admirou da fé de alguns que não eram judeus; enfim: foi aperfeiçoado e morreu.

É interessante observar que se Jesus passou por tudo que nós vivenciamos, também sofreu de um julgamento após a morte. Isto certamente acontecerá conosco um dia, mas Jesus foi o primeiro.  Mesmo que diversas pessoas antes Dele tenham sido levantadas após experimentar do falecimento, voltaram a morrer e no mundo dos mortos provavelmente permanecem até o dia do julgamento.  No entanto, Jesus morreu, foi julgado, considerado inocente e sem culpa e logo depois ressuscitado.  Tendo sido levado para o mundo dos mortos, pregou aos caídos, arrebatando várias almas arrependidas para o convívio de Deus. Eis então porque Jesus é o primeiro a ressuscitar dos mortos! Porque Ele foi o primeiro a vencer a “segunda morte“, tão bem descrita no livro do Apocalipse 20:11-15.  Este livro diz claramente que os mortos (“grandes e pequenos”) levantarão  para o julgamento, cada um sendo julgado pelo que fez. Do inferno, todos os que lá “residem” também passarão pelo julgamento final.  Ali diz que a morte e o inferno serão lançados no “lago de fogo”, que é a segunda morte. Ou seja, a partir deste momento ninguém mais morrerá porque a própria morte se foi.  Várias outras passagens deste mesmo livro dizem que os mortos que tiveram seu sangue derramado pelo testemunho de Deus teriam que esperar “mais um pouco de tempo” até que o “seu número fosse completado”.

Jesus foi morto, julgado como nós seremos, considerado inocente como um cordeiro imolado e ressuscitou para que todos nós tivéssemos vida. E da mesma forma que foi julgado, nos julgará de acordo com o que cada um de nós fizer.  O que for considerado presente no livro da vida vencerá a segunda morte, como Ele mesmo também venceu em primeiro lugar.

Related Posts

20 comments

  • pr; Luciel f de oliveira

    pr; Luciel f de oliveira

    Responder

    não podemos misturar as coisas,Lázaro e as demais pessoas foram ressuscitada para o mesmo corpo corruptível,e Jesus ressuscitou para um novo corpo incorruptível,portanto ninguém ressuscitou antes de Jesus,e recebeu a incorruptibilidade,Jesus foi a primícia,depois os que morreram em Cristo,serão ressuscitado,ref;1 aos coríntios 15;20,23

  • Iuri

    Iuri

    Responder

    E como explicar o aparecimento de Moisés e Elias e sua conversa com Jesus, na transfiguração, muito tempo depois de ambos terem vivido sobre nosso planeta? Moisés morreu, Elias “não se sabe o que aconteceu”.

    • Alessandro Marlos

      Creio que tais aparições possam ter ocorrido em espírito. Para nós seres humanos nem tudo é revelado. Uma pena, talvez.

    • junior pereira

      junior pereira

      Responder

      No monte da transfiguração aconteceu uma visão e não um fato vivenciado do momento, mas uma visão do futuro reino do Messias, em que tanto Elias quanto Moisés se farão presentes, ai o motivo de Pedro pedir para fazer cabanas, festa dos tabernáculos que é uma figura do reino milenar do Messias, então querido no monte da transfiguração aconteceu uma visão do futuro e nada mais…

  • josémoacirxavierferreira

    josémoacirxavierferreira

    Responder

    A Bíblia diz que quando Jesus Cristo morreu na cruz, muitos ressuscitaram naquele momento; por que então ele foi o primeiro a ressuscitar entre os mortos? eu gostaria de uma resposta, caso possível.

    • josémoacirxavierferreira

      josémoacirxavierferreira

      Responder

      Fiz a pergunta antes de ler o conteúdo. Desculpe-me e parabéns pelo comentário, o qual entendi com precisão.Abraços!

    • junior pereira

      junior pereira

      Responder

      Querido, a ressurreição é um fenômeno futuro a acontecer, embora tenhamos muitos exemplos de pessoas ressuscitadas somente cristo participou da ressurreição “FENÔMENO” pois que m participa da ressurreição não morrem mais, são como os anjos do Altíssimo… Porque não podem mais MORRER Lc 20;36 Esse fenômeno é o cumprimento da festa das primícias Lev 23

  • Patricia

    Patricia

    Responder

    A paz !
    Vou ministrar sobre isso na escola dominical , tenho uma dúvida.
    Se todos permanecem dormindo até o arrebatamento da igreja, como Jesus foi ao mundo dos mortos e pregou, trazendo alguns deles ao arrependimento?
    Se puder me ajudar, esse assunto é muito complexo.

  • Regis

    Regis

    Responder

    Jesus e chamado de s primicias dos que dormem..porquefoi o unico que morreu e ressuscitou e nao conheceu mais a morte ou seja ele ressuscitou e vive ate hj. Diferente dos outros que ressiscitaram mas porem tornaram a morrer novamente.entao por isso quea biblia diz que jesus e a primicias dos que dormem.amem

  • Paulo Moura

    Paulo Moura

    Responder

    como pode JESUS CRISTO ter vencido a segunda morte se diz a bíblia que ainda teremos, como pode JESUS CRISTO já ter sido julgado se ainda não chegou a hora, penso que JESUS CRISTO em sua morte carnal foi fato ocorrido, mas em sua ressurreição foi diferente das outras, ele não ressuscitou em um corpo carnal mas sim em um corpo glorificado, e assim podemos afirma que ele foi o primeiro.
    morreu santo, ressuscitou glorificado e permanece sendo Deus hoje e eternamente.

  • joao

    joao

    Responder

    1cor 15:20-22
    Atos 26:23
    Col 1:18
    Apoc 1:5
    Mc 16:1-6
    Lc 24:1-12; 36-43
    Jo 20:1-18

  • jhony teixeira coimbra

    a bíblia nos mostra em mateus marcos e lucas que jesus quando estava na cruz junto com os mal feitores promete para um que “HOJE MESMO ESTARA COMIGO NO PARAISO” apesar que ele ressuscitou so no terceiro dia .. sinal que o nosso corpo físico morre mais a nossa alma ou espirito fica vivo em algum lugar .. como o de moises ao aparecer junto com elias no monte. e na ressurreição creio que iremos ressuscitar no nosso corpo físico como no vale de ossos secos de eliseu ocorreu ..

  • presb.Mauro Queiroz de Sousa

    Estou pesquisando isso a dois dias e ate ja traduzi do grego p/ o portugues da biblia em grego, e creio que moises ressussitou (sou assembleiano, nao adventista) porque ele foi visto claramente na transfiguração, ali diz arxes como em joao primeiro, mas moises não desceu ao reino dos mortos (tartagos), a biblia não fala de sepultamento so contenda sobre o corpo de moises, e Jesus ressussitou no dia da festa da primicias, ele é o mesmo que a primicia, um fecho do trigo que era levado ao sacerdote, a primeira colheita. e moises representa os irmaos que morreram em cristo e vao ressussitar.

  • Horacio Albano

    AGRADEÇO A DEUS POR ESSA MENSAGEM TÃO ESPECIAL QUE ME AJUDOU A ENTENDER MELHOR SOBRE A RESSURREIÇÃO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />

Posicionamiento web SEO