O que significa “Jesus andou sobre as águas” Mateus 14:22?

Barco de Jesus e PedroEm Mateus temos a passagem:

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. Mateus 14:22-25

Havia forte tempestade e ondas que abatiam o barco dos discípulos e mesmo assim Jesus se pôs a atravessar o oceano. Contudo reparemos que Ele só o fez após orar, à parte. O “mar” são os grandes problemas que passamos nesta vida e que podem até nos matar.

A lição que fica é que Jesus “passa por cima” dos problemas, como se não existissem. As tribulações desta vida não O afetam e pela fé qualquer homem comum pode fazer coisas mais maravilhosas como esta. Pedro também o fez:

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mateus 14:28-29

Contudo somente pela fé podemos caminhar sobre as tribulações sem nenhum mal:

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Mateus 14:30-32

Quando Jesus chega em nossas vidas as coisas que nos atrasam cessam. Não quer dizer, porém, que com Jesus os problemas somem. Eles continuarão existindo porque está escrito: “haverá tribulação” Mateus 24:21, mas seremos sempre capazes de superar todos os obstáculos desde que estejamos firmes na oração e do lado do Cristo.

Amém.

About Alessandro Marlos

Alessandro Marlos: servo de Deus através de Jesus Cristo. Faça um comentário e peça uma oração! Engenheiro da GlobalEAD e BlogEAD. Fundador da ONG SerVIVA e do site InoveMaster
Categorized: cristo

29 comments on “O que significa “Jesus andou sobre as águas” Mateus 14:22?

  1. Gostei muito,pois estou passando por uma tribulacao muito forte na minha.Tem dias que da um desespero,mas eu peco a Jesus que me de forcas,e nunca deixar a minha fe abalar.E quando mais eu sofro mais me fortaleco em Cristo.porque e a unica solucao,e sempre quando leio algum ensinamento Cristao isso nos torna mais fortes em Cristo.

  2. Meu irmão, que sua vida seja abençoada por Deus… Ore por mim, estou com um projeto: cd gospel Retorno em Cristo que será lançado em Janeiro de 2014 e que transmite uma mensagem muito especial inspirada por Deus… Independente de tudo o que cometemos de errado nesta vida, mesmo assim, ainda temos uma chanche de retornar para o caminho correto e este retorno está somente em Jesus…
    Deus nos abençoe!
    Meu contato:
    evandrobp@hotmail.com
    (19) 9.9271.2997

  3. Oi irmão. Fico pensando seriamente no olhar do Senhor Jesus. Aquele olhar seguro, de autoridade, de grande amor, que só ele tinha. O grande significado daquele evento era deixar para a posteridade, o testemunho de que ele era Deus, depois dizer para os homens, terem fé, não duvidarem. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!

  4. PArabens pela reflexão…Que O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONTINUE LHE DIRIGINDO PARA PREGAR A PALAVRA. GENUÍNA DE CRISTO JESUS.!!

  5. Amado, porque Jesus andou sobre as águas?
    Qual era o intuito?
    Ele queria ensinar alguma coisa específica, que teria a ver com algum costume judaico?
    Curiosidade: quantos metros Jesus andou?, pois antes ele foi orar, creio que deu tempo do barco se afastar bastante.

      • Ó caros,

        Jesus antes estava na praia, depois foi ao monte orar, e não há outra possibilidade de alcançar o barco se Deus não o tivesse trasladado. Foi trasladado ao meio meio do mar para testar a Fé de seus discípulos.

        • Porque também já era a quarta vigília (entre 03h e 06h da madrugada…
          Foi um teste digo que assustador, por isso que os discípulos falaram que era um fantasma…

  6. amado pastor adorei a ministraçao foi muito edificante amem vc da aula de seminario ou algo diferente fica na paz

  7. amado paz do senhor gostei de sua meditacao me ajudou bastante oe peso oracao pois que o senhor possa me dar mas sabedoria para falar sua palavra.

  8. Aquele que semeia a palavra de Deus, terá muitas alegrias nessa terra cheia de tribulações… Jesus nos chamou para mestres, doutores profetas, fazemos parte do corpo que Cristo Jesus nosso senhor e salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>