Por que Jesus foi batizado? O que significa “justiça”?

Por que Jesus foi batizado? O que significa “justiça”?

Por que Jesus Cristo foi batizado? O que quer dizer Justiça?

“Então Jesus veio para Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.
João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda Justiça”. E João concordou. Mateus 3:13-15

O “batismo de João” significava o “batismo do arrependimento”, como o próprio João disse: “Eu os batizo com água para arrependimento” Mateus 3:11. Contudo, Jesus não tinha motivos para se arrepender de nada, então porque foi batizado?

Jesus foi batizado para se igualar a nós, pecadores. Jesus foi batizado para se cumprir toda justiça, como Ele mesmo disse. Assim, “Justiça” quer dizer sempre: “a realização da vontade de Deus”, independente de qual seja. Também conclui-se que Jesus foi batizado para logo depois ser tentado no deserto (Mateus 4:1) e ser aperfeiçoado (Hebreus 2:10) por sofrimentos. Imediatamente após o batismo de João, Jesus recebeu o Espírito Santo, o que o credenciou a ser chamado de Filho de Deus, fato confessado pelo próprio Deus:

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e Ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. Então uma voz dos céus disse: “Esse é o meu Filho amado, em que me agrada”.

Jesus Cristo foi feito igual a nós, passando por tudo que nós passamos: batismo, sofrimentos, alegria e morte.

E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse  o que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Hebreus 2:13-14

Related Posts

6 comments

  • Claudia Rodrigues

    Lindo, obrigada pelas palavras e parabéns pelo trabalho!

  • Francisco Dantas

    Francisco Dantas

    Responder

    Meu irmão em Cristo, o batismo de Cristo, fora um cumprimento para oficializar o Seu ministério sacerdotal: ter 30 anos, fazer a lavagem da carne – batismo e, ser ungido com o Espírito Santo.
    Era um ritual da lei mosaica. O sacerdócio de Cristo, fora constituído “semelhante” aos filhos de Abraão, Hebreus 2,17

  • Jorge Martins

    Jorge Martins

    Responder

    Jesus não se batizou para se igualar a todos os homens,não , quando ele nasceu do ventre materno ele estava igual,pois ele entrou neste mundo pela porta,em Gálatas 4 ,Paulo diz vindo a plenitude dos tempos ele nascido de mulher ,sob a lei ,por isso teve que ser batizado ,para sair debaixo da lei ,no final da genealogia de Lucas (veja)ele como todos homens e filho do primeiro Adão, então é também estava sob a lei ,o batismo fez com que ele saísse debaixo da lei , romanos 7 diz que se o marido não morre então eu tenho que morrer ou seja a lei não morre ela é eterna , então nós que nascemos debaixo da lei morremos para se ligar a outro marido ,veja as duas lei e romanos 8:1 e 2,Aleixo do Espírito da vida te livrou da lei do pecado e da morte!!!!!!

  • Jades Rogério

    Muito bom o seu texto, me ajudou a compreender de forma simples algo que muitas vezes é complexo. Deus te abençoe!!

  • Waldivio Gomes de Souza

    No meu entendimento, Todo sacerdote deveria lavar as mãos e o pés para entrar nos santo do santo lugar. Ou seja na tenda do tabernáculo afim de oferecer sacrifícios a Deus. Quando o verbo se fez carne pelo Espírito Santo através de Maria. Jesus estava transferindo para Ele mesmo os nossos pecados as nossas transgressões as nossas enfermidades, como disse o profeta Isaías 53. “Importa que se cumpra toda a Justiça” Mateus 3:15. Este termo entendo que toda a lei deve ser cumprida pois Ele mesmo disse que veio cumpria a Lei. Esta lei exigia que os sacerdotes se banhassem antes de entrar na tenda. por essa razão que Ele venho até João para se banhar nas águas do batismo. O serviço dele começou aqui na terra para se completar nos céus, pois entrou num tabernáculo não feito pelas mãos do homem. porem eterno no céu como disse o apostolo Paulo. este é meu entendimento.

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />

Posicionamiento web SEO